Crítica Cultural By Vanessa Fontana - 1ª semana de agosto


Aproveitando essa discussão acalorada nas redes sociais sobre a campanha Natura do dia dos pais em que tem como um dos protagonistas Tammy, um pai trans que gerou uma certa rivalidade entre conservadores, religiosos e liberais.


Vamos falar de um filme Belga que pode tocar o coração de muita gente por aí, GIRL. Esse filme transcreve todo sofrimento, preconceito e drama vivido por Lara (Victor Poister). Lara uma “menina” linda de 15 anos, que só com o decorrer estória que descobrimos que é trans.


Tem como seu maior sonho tornar-se bailarina, só que ela encontra dificuldade por ter um corpo coma musculatura masculina. Lara está fazendo o tratamento com todo acompanhamento e apoio da família para mudança de sexo, só que no caminho encontra o preconceito, as dificuldades psicológicas, físicas e própria maldade humana da falta de compaixão.


Já aviso, é filme para chorar, conseguimos perceber as guerras psicológicas internas, conseguimos enxergar os três lados, a pessoa que vive o drama, a família que tenta ser forte mas que também sofre inclusive o preconceito e a sociedade que também se dividi em dois lados, digo em três, porque temos os apoiadores, os que fazem vista grossa e os que são cruéis.

Vale assistir, esse filme super premiado e que inclusive foi selecionado como a participação belga de melhor filme estrangeiro no Óscar 2019, disponível em um dos protagonistas da quarentena, o NETFLIX.

Literatura sobre os Trans


Para a maioria das pessoas o ser humano é binário: feminino e masculino. Mas existem variações que tornam essa divisão menos simples do que parece. Há pessoas que não se sentem identificadas com o seu corpo, ou seja, sua identidade de gênero é diferente daquela designada no nascimento. Havendo interesse em mais informações sobre essas e outras questões da sexualidade, recomendo duas obras: Novas Formas de Amar (Editora Planeta) de Regina Navarro Lins, a sexóloga do programa AMOR E SEXO, e O Livro de Ouro do Sexo, de Flávio Braga e Regina Navarro Lins (Ediouro). Os autores trabalham juntos sobre o tema da sexualidade Há 20 anos e já publicaram 19 obras sobre suas pesquisas.




41 views0 comments

Copyright Absolute Rio. All rights reserved. Reproduction of the contents of this page in any medium, electronic or printed, without permission is prohibited. Site art by Joaquin Luján