Conheça as tendências de tatuagens para 2021


Tatuador apresenta uma breve retrospectiva do ano passado e relata o que esperar de técnicas e desenhos para 2021


O ano de 2020 foi muito complicado para diversos setores da economia, entre eles, o de tatuagem. Apesar das dificuldades, profissionais do ramo enxergam a chegada de 2021 com muito otimismo e já refletem sobre tendências e novidades que serão “febre” entre os brasileiros nesse novo ano.


Segundo o tatuador Dimi (@dimi_tattoo), do Brothers Tattoo na capital paulista: leão, bussola, relógio, flores, Espírito Santo e Jesus Cristo foram alguns dos desenhos mais procurados no ano passado. Já para esse ano, ele não prevê muitas mudanças, apesar de tudo ser ainda muito incerto: “Iniciamos o ano atendendo os mesmos estilos, desenhos, sem grandes alterações.”, afirma o artista.


Apesar disso, ele relata algumas fortes tendências: a procura cada vez maior, de mulheres, por tatuagens grandes, e o Realismo. O ramo de tatuagens passou por um grande período em que carpas, tatuagens coloridas e tribais eram os mais pedidos. Com a globalização, a evolução dos insumos e máquinas, automaticamente as tatuagens ficaram cada vez melhores e mais realistas: “Quando falamos em tendências, o que mais chama atenção, é a mudança de perfil entre os clientes do interior de São Paulo, para os da capital. No interior temos uma grande procura por tatuagens coloridas, aqui o número é muito baixo”, relata.


Para ele, a “moda” de algum desenho específico surge com a globalização e o avanço das redes sociais. A partir desse fenômeno, é possível acompanhar artistas do mundo inteiro com muita facilidade, equiparando o mercado brasileiro com o europeu e americano, mas também promovendo muita cópia e diversidade.


Apesar de já estarmos em 2021, o preconceito ainda existe, muito menor do que em décadas passadas, o que alegra o setor: “É muito raro conhecermos uma pessoa sem tatuagem hoje em dia, acho isso ótimo, mostra que esse preconceito está diminuindo”, comemora Dimi.


Instagram: @brotherstattoooficial






10 views0 comments

Copyright Absolute Rio. All rights reserved. Reproduction of the contents of this page in any medium, electronic or printed, without permission is prohibited. Site art by Joaquin Luján