Dr Enzo Rivera Citarella

Dr. Enzo Rivera Citarella, famoso cirurgião plástico, muito dedicado aos pacientes, onde faz atendimento exclusivo em suas próprias casas, se assim preferirem, trabalha há vários anos em cuidar principalmente da saúde e da beleza das pessoas, oferecendo serviços na área da cirurgia plástica, estética e reconstrutiva.

Reconhecido internacionalmente como um dos melhores especialistas neste ramo da medicina, está sempre viajando muito e participando de inúmeros congressos mundiais.

Seu pai Guillermo Rivera Barajas e sua linda mãe Dery Citarella  Simanca

1 - Irmão Rafael  Rivera com Adriana de Rivera                              

2 - Enzo, e os irmãos, Marleny, Jorge, Ruby, Guillermo Rivera  

3 - Irmã  Dery  Rivera Citarella

4 - No carnaval de Barranquilla com sua irmã maravilhosa Ruby Rivera Citarella

Dr. Enzo Rivera nasceu na cidade de Barranquilla, na Colômbia, filho de Guilherme Rivera Barajas e Dery Citarella Simanca de origem italiana e tem 6 irmãos. Vem de uma família de valores sólidos que lhe proporcionaram uma visão do mundo onde o seu caminho profissional é baseado em Conhecimento, Dignidade e Honestidade. 

Realizou seus primeiros estudos no Colégio Americano em 1978. Posteriormente, ingressou na Universidad del Norte, onde se formou em Medicina. 

A cidade de Barranquilla é muito conhecida pelo povo alegre, pela maravilhosa natureza e pelo  animado carnaval, tendo sido considerada " cidade irmã " pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o que o fez pensar que não foi por acaso que escolheu o Rio de Janeiro para viver, trabalhar e formar família.   

Em 1998, chegou no Rio de Janeiro especializando-se na área de Cirurgia Plástica. Para tal fim, como requisito prévio obrigatório, efetuou dois anos de Cirurgia Geral na Universidade Federal Fluminense e no Hospital Antonio Pedro de Niterói, até a sua conclusão bem-sucedida em 1989.

Dr. Enzo reside no Rio de Janeiro há 34 anos, casado com a linda Adriana de Rivera Theilkuhl e tem dois filhos brasileiros, Daniel com 25 anos e Sebastian com 22 anos.

Família:

Dr Enzo Rivera Citarella com a esposa Adriana e os filhos do casal, Daniel e Sebastian

Trabalhou com o professor Ivo Pitanguy por 28 anos, começando no Serviço de Cirurgia Plástica na clínica privada do Dr. Pitanguy, médico brasileiro, reconhecido a nível mundial com quem aprendeu a disciplina cirúrgica, fazendo do exercício da Cirurgia Plástica um compromisso ético, científico, responsável, assistencial,  entre outros ensinamentos profundamente humanísticos contido em seu valioso legado.

Durante três anos da sua permanência nesta Clínica desempenhou o cargo de Residente Chefe por dois anos e recebeu o Diploma de Cirurgião Plástico em 1992 , juntamente com a Medalha ao Mérito “Benjamin Albagli”.

1 - Dr. Enzo Rivera com a medalha Benjamin Albagi

2 - Dr. Ernani Aboin e Dr. Enzo Rivera

3 - Dr. Enzo, Heloisa Bos, Jane Brentano, Dr. Ivo Pitanguy e Ramil Sinder

Na época de residente teve oportunidade de operar na 38º Enfermaria da Santa Casa da Misericórdia,  estando em contato com pacientes de baixos recursos econômicos, muitos Queimados que vinham de outros estados e eram tratados com os serviços da sua equipe.

Nessa época, com permissão do professor Pitanguy e por sua própria  iniciativa levava aqueles  pacientes para conhecerem parte do Rio de Janeiro,  dando a eles um pouco de alívio, distração, fazendo com que caminhassem e principalmente levando-os no antigo TIVOLI PARK, na Lagoa Rodrigo de Freitas,  local que eles adoravam. Depois todos almoçavam e voltavam para a Santa Casa da Misericórdia.

 

Vejam a gravação de uma das pacientes daquela época e que fez questão de gravar seu depoimento na  homenagem que a Revista Absolute Rio está fazendo para o Dr. Enzo.

Em 1994, Dr. Enzo fez o curso de Cirurgia Vídeo Endoscópica Facial com o professor Nicanor Isse na cidade de Burbank, Los Angeles-Estados Unidos. 


Ao terminar o citado curso, começou a operar os seus primeiros pacientes com a técnica Vídeo Endoscópica utilizando todos os conhecimentos adquiridos no Centro Médico Imbanaco na cidade de Cali-Colombia.   

No desenvolvimento deste trabalho, Dr. Enzo encaminhou cada um dos casos atendidos ao professor Pitanguy, que lhe deu absoluto apoio científico e incentivo para a implementação desta técnica na Enfermaria 38º da Santa Casa da Misericórdia.

Com esse precioso apoio,  Dr. Enzo, conseguiu ser o pioneiro dessa técnica na cidade do Rio de Janeiro e criar o Módulo de Videoendoscopia Facial, sendo o primeiro serviço credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica a ter este setor.

 

Interessada e curiosa em saber mais sobre a teoria de repocionamento da cauda da sobrancelha conhecida   como   "olhos da raposa" e ver os resultados descobri uma das clientes do Dr. Enzo que mora na Turquia, a linda Mine Yola, pedi o contato dela e consegui o seu consentimento para uma demonstração do "antes e depois" desta cirurgia M A R A V I L H O S A !

 

 Vejam o depoimento dela especial para a Revista Absolute Rio  

Em 1999, escreveu um livro intitulado “Endoscopia de Região Frontal”, sobre os estudos e aprendizados durante os anos anteriores e as experiências vividas com grandes profissionais da Cirurgia Plástica. 

O objetivo deste compêndio científico publicado em 3 idiomas,  português, espanhol e inglês, foi transmitir de maneira simples e didática a técnica da Endoscopia Facial, cirurgia para elevação e reposicionamento dos supercílios


Tem sido um motivo de orgulho pra o Dr. Enzo, poder levar sua experiência através dos anos, há vários países do mundo, assim como publicar artigos científicos e diversos capítulos de numerosos livros de cirurgia plástica de distintos autores. 

Com certeza esse acúmulo de experiências foi e continuará sendo um avanço permanente no seu crescimento profissional e espiritual como ser humano.

Durante o período como professor do Instituto Ivo Pitanguy, Dr. Enzo teve o prazer de ensinar a todos os residentes que por ali passaram, de vários países do mundo, entre eles a Dra. Karen Vasquez, nossa homenageada desta revista que o Dr. Enzo teve o grande prazer de conhecê-la como uma aluna e um ser humano maravilhoso, humilde, dedicada aos seus estudos, dando o melhor que tem para seus pacientes e uma excelente e habilidosa cirurgiã.

Ela esteve comigo no combate a COVID-19 como voluntária servindo como Médica de Emergência junto ao SAMU e o CORPO DE BOMBEIROS. 

A querida amiga Ana Maria Mattos Nobre que foi enfermeira do Professor Pitanguy por mais de 50 anos.

Os bombeiros fazem parte de uma instituição de HERÓIS!

Entrevista para Regina Célia Pereira

Entrevistei o Dr. Enzo sobre a pandemia do novo coronavírus onde ele é um dos nossos heróis e perguntei:

 

1 - Em primeiro lugar gostaria de saber se o Sr. está no grupo de médicos que pegaram o novo coronavírus e como foi sua reação ao vírus ?

Tive o COVID-19 assintomático e fui surpreendido pelo resultado quando eu e minha família resolvemos fazer o exame por prevenção.

 

2- O que motivou o Sr. a enfrenar o novo coronavírus se apresentando na linha de frente deste novo vírus? Poderia ter ficado em casa pois o trabalho era voluntário ?

Sempre gostei de ajudar as pessoas mais necessitadas e na realidade não precisei de motivação, nasceu como prazer e pelo fato de estar "preso " em casa sem poder exercer a minha profissão me impulsionou a procurar um meio de ser útil nesse momento tão difícil para todos. 

 

3 - O seu oferecimento voluntário para estar na linha de frente no tratamento de pacientes com o novo coronavírus já tendo sido infectado trouxe outra perspectiva do que a pessoa estava passando?

Sim,  tornou-se uma missão cuidar das pessoas, me ofereci voluntariamente ao trabalho dos bombeiros junto ao  SAMU, para atender individualmente em todos os bairros da cidade, sendo isto exatamente que  eu estava buscando.

Além do mais como já tinha sido contaminado me coloquei numa posição confortável para atender os pacientes infectados . 

ESSA MINHA EXPERIÊNCIA ME FEZ VER QUE NÃO IMPORTA A DOENÇA UMA VEZ QUE O SOFRIMENTO É SEMPRE O MESMO.

 

 4 -  O que o Sr. gostaria de deixar registrado sobre o ilustre Professor Ivo Pitanguy? 

Para mim, o Professor Ivo Pitanguy era um ser humano com um grande carisma e muita humildade, só tenho lembranças maravilhosas pois, além de meu professor, ele era um grande amigo, meu padrinho de casamento e sempre me deu bons conselhos, como este abaixo que nunca esquecerei.

“ENZO, TODOS OS PROBLEMAS QUE SE APRESENTAREM NA TUA VIDA, SERÁ UM PREPARO PARA O FUTURO, SEJA SEMPRE PERSEVERANTE E SEGUE SEMPRE  A TUA INTUICAO.”

Dr. Enzo deixa aqui um agradecimento eterno ao Dr. Ivo Pitanguy  que se estivesse vivo estaria com 97 anos, reconhecido como o maior cirurgião plástico do mundo, um excelente professor e um brilhante escritor.

Dr. Enzo é muito preocupado com sua saúde física, cuida-se muito bem pois muitas vezes fica horas em pé fazendo uma cirurgia, por isso gosta de praticar exercícios físicos, correr, ter boa alimentação, receber amigos em seu maravilhoso apartamento, se divertir, viajar sempre acompanhado da sua belíssima esposa e aproveitar a vida pois um médico também precisa ter o seu lado social.

Durante sua vida aqui no Rio de Janeiro, nesses 34 anos, deseja sempre lembrar de pessoas amigas, família, colegas, professores, alunos, todos que o apoiaram e ofereceram uma amizade verdadeira, deixando aqui o  MUITO OBRIGADO A TODOS !!!  

Adriana de Rivera, Enzo Rivera e nossa grande amiga Luzia Ghosn

Mercy Ordoñez - OBRIGADO POR TUDO!

Nosso  professor e amigo de  sempre Francisco  Salgado

Alexandra condé-Green, ex aluna, colega, amiga e minha colaboradora  em todos  meus trabalhos cientificos.

Nossa madrinha  e amiga Flora Gertum Pereira, Enzo Rivera, Adriana de Rivera

"Deixo aqui meu profundo agradecimento à minha tia e grande amiga Floriana Citarella, mulher de valor, muito humana,  sensacional e que foi um anjo em minha vida. 


Quando saí da Colômbia para o Rio de Janeiro para especializar-me na Clínica do Professor Pitanguy,  me sentia muito sozinho, sem conhecer ninguém, fiquei muito deprimido, triste, pois venho de uma grande família muito unida,  com  6 irmãos e muita alegria.

Um dia quando a tristeza ficou insuportável tive uma ideia de consultar o antigo Catálogo Telefônico e procurar se havia alguém no RIO com o sobrenome "CITARELLA".  Incrível, mas encontrei uma única pessoa com este sobrenome ... Floriana Citarella.

Imediatamente liguei para ela e contei minha história e pedi para conhecê-la.  Por coincidência ela residia em Botafogo,  no mesmo bairro que eu estava morando há poucos dias.

Fui convidado imediatamente para jantar e nos identificamos à primeira vista e após alguns dias estava morando em sua casa onde permaneci por 2 anos. 

Quando nasceu o meu primeiro filho que hoje tem 25 anos a convidei para ser madrinha de batismo. Tia Floriana foi minha família aqui no Rio,  me dando muito Apoio e principalmente muito Amor. "  

Tia Floriana com Adriana de Rivera

Tia Floriana com Enzo Rivera

Muitas Saudades da minha tia querida Elizabeth Manzur que foi a pessoa que me recebeu no RJ no ano de 1988.

Reserve momentos para estar com amigos.

Sua saúde mental agradece!

Dr. Enzo contou uma história original sobre a sua sogra Matilde. Ele a conheceu na Clínica do Dr. Pitanguy  quando foi visitar uma amiga e ficaram amigos, tendo sido ela quem lhe apresentou sua filha Adriana. Ela foi um verdadeiro "cupido".

 

Entretanto ele primeiro a conheceu por uma fotografia, mas imediatamente falou que iria se casar com ela, que seria a mulher da sua vida e mãe dos seus filhos.  Isto já fazem 25 anos de muito Amor e Cumplicidade.

O Dr. Enzo é muito querido por todos que o conhecem principalmente pelos inúmeros clientes que já operaram com ele e por muitos amigos que conquistou com seu jeito alegre, cordial, pelo seu profissionalismo, pelo seu caráter e seu imenso coração.

Eliane Moreira, mãe da miss Brsail 2007 e 2ª colocada do Miss Universo 2007, Natália  Guimarães, operada pelo D. Enzo há 13 anos atrás e como até hoje conserva a sua bela aparência de uma cirurgia super bem sucedida. 

Dr. Enzo apresentou a pedido da Miss Brasil, Natália Guimarães ao Dr. Pitanguy  na sua própria clínica e foi emocionante.

Depoimento enviado por Eliane exclusivamente para a Revista Absolute Rio 

Dr. Enzo adora ajudar os mais carentes e gosta de visitá-los em suas casas, alguns dentro de comunidades, onde eles oferecem churrasco e fazem surpresa no dia do seu aniversário. 


D. Irene Sério Ferreira, já falecida, foi sua mãe brasileira aqui no Rio de Janeiro e durante muitos anos cuidou muito bem dele e por quem tem grande afeição.  


Nesta pandemia ele ajudou muita gente, principalmente pacientes das comunidades, atendendo as solicitações diretas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU 192, onde ele se ofereceu para atender as chamadas em qualquer hora e dia ou noite.  Por isso, fez muitas amizades e pôde sentir o quanto o povo humilde é agradecido. Quando tudo passar, receberá muitos convites para festas, sambas,  churrascos e, como disse, ele irá comparecer a todos. 

Irene  Sério Ferreira, minha mãe brasileira que cuidou muito de mim 

Fabiola  Siqueira, Paulo roberto Siqueira, Leliane  Martins, Enzo Rivera Citarella e Valeria Marquins,  um  exemplo de familia. Churrasco pelo meu aniversário (antes da pandemia)

Dr. Enzo estuda muito e está sempre viajando para congressos internacionais, administrando cursos e ensinando tudo que sabe aos alunos mas sempre encontra tempo, principalmente para sua esposa Adriana que o acompanha nas viagens, festas,  solenidades, jantares,  além de nunca esquecer da sua terra natal, onde viaja todos os anos para estar com sua família e seus milhares de  amigos.


Os nossos heróis também tem direito à vida social, à diversão, comemorações, festas e o Dr. Enzo e sua esposa Adriana adoram receber e são excelentes anfitriões.


Mesmo nessa pandemia a equipe da Revista ABSOLUTE RIO foi recebida com todos os cuidados exigidos de prevenção ao vírus e com muito carinho e atenção.

" RENOVAR O AMOR É SE APAIXONAR PELA MESMA PESSOA TODOS OS DIAS "

Foram 3 renovações  de votos matrimoniais que o cirurgião plástico Enzo Rivera Citarella e a empresária Adriana de Rivera tiveram nos 25 anos de casamento.

A linda Adriana usou o mesmo vestido de noiva e os mesmos acessórios desde o primeiro SIM, sendo que ela  guarda o vestido com todos os cuidados necessários à sua conservação, estando eles perfeitos e mais impressionante é que seu corpo está igualzinho de 25 anos, sem precisar nenhum acerto, cabendo que nem uma luva.


Familiares e muitos amigos também os acompanham desde o primeiro matrimônio até a renovação das Bodas de Prata.


A igreja também é a mesma, Nossa Senhora da Candelária no Rio de Janeiro, onde após a cerimônia de Ação de Graças, o casal ofereceu um delicioso coquetel.

Os dois filhos Daniel e Sebastian acompanharam a mãe para entregá-la ao pai desde muito novinhos.


O casal também renovou o seu voto de Amor na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na cidade natal do Dr. Enzo, em Barraquilla, na Colômbia para alegria da família e de muitos amigos.

Com esta foto maravilhosa não estaremos finalizando a sua história de renovação dos votos matrimoniais porque muitos outros anos virão e vamos acompanhá-los quem sabe até com os netos entregando a vovó Adriana de Rivera ao vovô Enzo Rivera Citarella.

 QUE ASSIM SEJA SE DEUS QUISER !!!

Vídeo do casamento e das renovações matrimoniais do casal

 1994, 2004,2014 e 2019

Vejam algumas fotos dos momentos mais emocionantes.

O filho Daniel Rivera foi o orador nas três renovações de votos, em 2004, 2014, 2019 sempre emocionando os pais,  declamando o poema de Mario Benedetti " TU PUEDES CONTAR COMIGO ".

Atualmente ele atende e opera nos consultórios da CLÍNICA SÃO VICENTE, do HOSPITAL COPA STAR, do BARRA DAY,  podendo também operar em outros hospitais, contanto que estejam de acordo com os parâmetros e protocolos exigidos pela pandemia. Além disso faz consultas domiciliares, no caso do paciente preferir.


No momento está operando de acordo com os parâmetros e protocolos necessários durante a pandemia, como Cirurgião Plástico com formação abrangente em todas as cirurgias da sua especialidade. 


"Nós somos seres humanos que passamos por uma experiência espiritual. Somos seres espirituais que passamos por uma experiencia humana". 

Dr Enzo Rivera Citarella na mídia

Homenagens

Dr. Enzo recebendo o TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DO RIO DE JANEIRO

Sociedade Colombiana de Cirugia Plástica 

O Dr. Enzo Rivera Citarella foi homenageado pela Sociedade Colombiana de Cirurgia Plástica pelas mãos da Presidenta do Congresso, Dra. Damaris Romero

ASSISTAM O VÍDEO MARAVILHOSAMENTE EDITADO DA HOMENAGEM AO DR. ENZO RIVERA CITARELLA DA CAMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO COMO '' CIDADÃO HONORÁRIO CARIOCA 2012 "

Homenagem ao Dr Enzo Rivera Citarella

Formatura de número 50 da Escola Ivo Pitanguy

A Revista ABSOLUTE RIO e toda a sua equipe deixa aqui nossa  homenagem e gratidão pela sua confiança, ajuda, apoio e que foi muito importante para o desenvolvimento deste trabalho.


Foi uma honra conhecer parte da sua história, sabemos que a batalha foi árdua, diária, mas foi por seu próprio mérito que hoje  é reconhecido, como Professor Enzo Rivera Citarella, conquistando muitos pacientes por exercer sua profissão com muita maestria. 


 QUE DEUS O ABENÇOE SEMPRE !!!

S U C E S S O !!!

   " Tente não se tornar somente uma pessoa de sucesso, mas sim se transformar em uma pessoa de valor  "

 

Palavras de agradecimento do Dr. Enzo Rivera Citarella e da Dra. Karen Vasquez que fizeram questão de deixar registrado neste maravilhoso trabalho executado pela equipe da Revista Absolute Rio. 

" Parabéns a CEO da revista MARISA ARAUJO que é a responsável pela revista e que fez um trabalho perfeito como sua própria diagramadora. 

 

Parabéns a REGINA CELIA PEREIRA, que executou a produção geral e a editoração dos conteúdos de alguns textos em língua castelhana, onde ela fazia a tradução para o português e muitos outros que ela mesma reproduzia nas minhas histórias que contava por telefone. 

Parabenizo também o profissionalismo do fotógrafo MARCIO ROSA  que registrou em fotos toda a nossa alegria em estarmos participando desta nossa homenagem, da Hair & Make RITA ELIAS que tornou as mulheres mais bonitas e dos figurinos maravilhosos de DAISY ABREU ALTA COSTURA .

Todos aqui já são pessoas de "valor" por isso merecem o "sucesso"." 

Após conhecer a história desse profissional que faz mérito à sua profissão aliada a sensibilidade humana e usando a melhor tecnologia e informações,
Comente, curta e compartilhe!

Nossa equipe com  Rita Elias, Marcio Rosa, Dra. Karen Vasquez, Regina Celia Pereira,  o Dr. Enzo Rivera Citarella e sua  linda esposa Adriana de Rivera 

TEXTO E PRODUÇÃO DE REGINA CÉLIA PEREIRA

Diretora de Marketing, Produtora/Promoter/RP

FOTOS DE MARCIO ROSA

www.studiomrio.com.br

@marcio.rosa.studio

 

MAKE UP & HAIR STYLE - Rita Elias

FIGURINO: Daisy Abreu Alta Costura
@daisyabreu.brand
@daisyabreu.dress

DIAGRAMAÇÃO: Marisa Araujo

Copyright Absolute Rio. All rights reserved. Reproduction of the contents of this page in any medium, electronic or printed, without permission is prohibited. Site art by Joaquin Luján